É Fecho atrás de Lacre: Marina Chain - O Comeback do design Statement da Gucci
- Eve Bernardes
- 14 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de abr.
Olá, princesas e rainhas! A Lèon está de vota pronta para desvendar o mundo fascinante da joalheria! E hoje vamos falar sobre uma tendência que divide opiniões.

Marina Chain: Apelidado por muitos de Lacre e até mesmo de "focinho de porco", esse design polêmico tem feito sucesso nos editoriais de moda e arrebatado os corações de fashionistas ao redor do mundo. Preparem-se para um mergulho na história, design e dicas de como usar essa tendência que é pura ostentação!

O elo Mariner foi inspirado nas kenter shakel, incorporando a força das correntes náuticas em alusão ao glamour dos Yachts. Mas... até explicar que nariz de porco não é tomada, a gente segue chamando de Lacre mesmo!
Designers de acessórios têm quase essa paixão obsessiva por transformar objetos inexpressivos do dia a dia em peças de arte inusitadas que causem impacto e despertem a curiosidade. Essa liberdade de interpretação é o que torna o design de acessórios tão fascinante. É uma forma de expressão que não se prende a regras ou convenções, e que nos permite criar e usar peças que refletem a nossa individualidade.

A corrente Marina surgiu como um bracelete assinado por Paolo Gucci no final dos anos 60. No entanto, ela se tornou um item de destaque e símbolo de status, especialmente na versão robusta em ouro, durante a década de 1980 já sob a direção de Maurizio Gucci.

Em 2024 Sabato De Sarno, "novo ex-diretor" criativo da Gucci, resgatou o icônico design de elos de corrente náutica nos acessórios da coleção Ancora em sua passagem meteórica pela marca.
A identificação da corrente Mariner com a marca nos anos 80 foi tão forte que o termo "Gucci link" tornou-se uma designação comum do modelo, solidificando seu status icônico.

O design Marina Chain seduz pela beleza inegável e uma versatilidade quase camaleônica, navegando entre o clássico e o contemporâneo com uma fluidez impressionante. É o tipo de peça que eleva instantaneamente qualquer produção.
A semiótica da âncora representa força, estabilidade e resiliência frente a atribulações. Eu particularmente gosto de destacar a coragem de se lançar ao desconhecido. De qualquer maneira, uma mulher que ouse usar essa correntaria só pode ser uma verdadeira fashionista, segura de estar sempre na moda, ancorada em um estilo poderoso e único.
É uma peça que exige atitude; feita pra personalidades confiantes que não têm medo de ousar e que sabem como 'sustentar' o peso – literal e figurado – de uma joia tão marcante.
Mas a Lèon é democrática e trouxe releituras em diferentes nuances que se adaptam a todos os estilos e bolsos pra você não ficar de fora. Nossas releituras inspiradas nessa peça icônica, incorporam essa mesma energia, adicionando um toque de ousadia e personalidade.
Para as adeptas do 'menos é mais', a recomendação é cautela para não deixar a peça dominar o conjunto. Para quem navega por um estilo mais contido ou minimalista, a Marina Chain pode 'engolir' o look, tornando-se o único foco – e nem sempre da maneira desejada.
Comments